Adeus, Lenin!

08/05/2023 16:09
Ernesto Borges

Confira abaixo, a resenha do filme "Adeus, Lenin!" de autoria do aluno do 3º ano laranja, Ernesto Borges.

 

"Adeus, Lenin!" é um filme alemão dirigido por Wolfgang Becker, lançado em 2003. É um drama comovente que se passa na Alemanha, logo após a queda do Muro de Berlim, e aborda a história de uma mãe e seu filho em meio às mudanças políticas e culturais desse período.

 

A trama se desenrola em torno de Alex, interpretado por Daniel Brühl, um jovem que se esforça para proteger sua mãe, Christiane, interpretada por Katrin Sass, que entra em coma pouco antes da queda do muro e acorda oito meses depois, quando a Alemanha Oriental já não existe mais. Para evitar um choque emocional que poderia afetar a saúde de sua mãe, Alex cria uma ilusão de que o regime socialista ainda está em vigor, recriando a antiga vida da mãe em seu apartamento.

 

O filme é marcado por uma narrativa única e envolvente, combinando elementos de drama, comédia e sátira, enquanto retrata o dilema de Alex em manter a farsa para proteger sua mãe, mesmo enquanto o mundo ao seu redor está mudando rapidamente. A direção de Wolfgang Becker é habilidosa, com uma abordagem sensível e poética, capturando tanto os aspectos históricos quanto os emocionais dessa época de transição.

 

Além de sua narrativa envolvente, Goodbye Lenin também aborda temas mais amplos, como a busca pela identidade, as mudanças políticas e sociais, e o papel da memória e da ilusão na construção da realidade. O filme retrata com sensibilidade as complexidades humanas diante de mudanças radicais, e oferece uma reflexão profunda sobre a história e a família.

 

Em resumo, "Adeus, Lenin!" é um filme notável que combina uma narrativa única, atuações convincentes e uma direção habilidosa para criar uma obra cinematográfica emocionante e reflexiva. É uma obra-prima do cinema alemão que cativa o público com sua história comovente e sua abordagem poética dos eventos históricos, deixando uma forte impressão duradoura.

Galeria


COMPARTILHE

Últimas Notícias

Professora do Colégio...

Cybelle Santos Aguiar, professora do Colégio Universitário e...

Dia Internacional das...

O Colégio Universitário celebrou o “Dia Internacional das...

Recepção calorosa e...

O Colégio Universitário deu as boas-vindas aos seus alunos com...